254 679 534
Manutenção do ar condicionado

Com a chegada do bom tempo a temperatura começa a subir. O sol e o calor entram com mais força no interior do carro e, por vezes, o seu habitáculo mais parece um forno: chegou a altura de ligar o ar condicionado. Se após alguns minutos com o ar condicionado do automóvel ligado não receber ar refrescante, então aquilo que está a receber será um sinal claro de que precisa de recarregar o sistema de ar condicionado do automóvel.
A manutenção do seu ar condicionado passa por vários processos: extração de humidades e impurezas, teste de estanquicidade do circuito, recarga com gás e óleos novos, desinfecção do habitáculo, eliminação de odores e substituição do filtro de habitáculo.
Outro problema comum é o condensador ficar entupido com insetos, por exemplo, ou por folhas de árvores ou outras impurezas: o que compromete a capacidade de refrescar todo o habitáculo. O filtro de secagem, responsável por absorver a humidade e manter a reserva de gás, também pode precisar de ser substituído. A válvula de expansão e o evaporador, que fazem com que o ar fresco se espalhe pelo habitáculo, não são de tão fácil deterioração, embora também possam ser alvo de substituição. Também a existência de uma fuga no circuito, o compressor não estar a funcionar devidamente ou até problemas elétricos podem condicionar o seu funcionamento.
A manutenção ideal seria:
- Trocar o filtro do habitáculo anualmente;
- Recarregar o circuito com gás a cada 2 anos;
- Trocar a garrafa do filtro a cada 4 anos.
Qualquer dúvida, passe pelas nossas instalações e fale com um especialista.










