Por Pedro Matos
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29 set., 2020
O que é o Adblue? O Adblue é um produto inovador composto por ureia e água desmineralizada essencial para todos os carros que utilizam o sistema SCR para a redução das emissões de azoto na EURO 4, EURO 5 e, em especial, nos veículos a gasóleo EURO 6, em conformidade com a legislação E6 relativa à poluição. Como funciona? Após a combustão, o líquido Adblue promove uma reacção química, cujo resultado é a transformação de parte dos óxidos de azoto em vapor de água e nitrogénio. O Adblue não é um aditivo de combustível, é um fluido adicional de utilização para automóveis diesel que requer atesto regular. O consumo irá depender de vários fatores, como o tipo de condução, temperatura do sistema automóvel, e/ou temperatura ambiente. Ainda que os automóveis que vêm equipados com esta tecnologia tenham um sistema de aviso no painel de instrumentos, tendo em conta os fatores anteriormente descritos, deve atestar o Adblue antes de longas viagens pois a capacidade média do tanque é de 15 a 25 litros por veículo. Em média, o carro consome cerca de 1,5 a 2,5 litros de Adblue por cada 1000km e o primeiro alerta para encher o depósito surge aproximadamente 2500km antes de se desligar por completo. Se a manutenção não for efetuada, poderão surgir outros alertas, dependendo da distância percorrida e do número de reinicializações realizadas. De qualquer forma, sugerimos que assim que surgir o aviso no painel de instrumentos, se dirija a uma oficina pois este líquido é essencial para o carro arrancar. Vantagens e desvantagens do Adblue Como já foi referido acima, o principal benefício do Adblue nos veículos a diesel tem a ver com a redução das emissões de óxido de azoto, reduzindo assim o impacto negativo que o veículo pode ter no ambiente. O custo do Adblue pode ser visto como uma desvantagem, por ser um elemento que requer manutenção. Onde encontrar o depósito Adblue? Consoante o carro, o bocal de enchimento pode estar localizado em diferentes sítios: junto ao depósito do combustível, na mala, junto ao pneu sobressalente ou no compartimento do motor.