As temperaturas baixas, chuva e neve aumenta o risco de desenvolvimento de ferrugem no seu clássico, por isso nesse período do ano temos de hibernar o nosso veículo se o queremos preservar e manter. Quando se tem um clássico, a sua idade exige de nós mais respeito e, acima de tudo, um maior cuidado com a sua manutenção.
Vamos deixar algumas dicas para cuidar do seu clássico durante o Inverno.
1. Onde arrumar
1.1. O local ideal para arrumar o seu clássico deve ser arejado e sem humidade. Se a sua garagem não tem essas condições pode arranjar forma para contornar, por exemplo usando um desumidificador.
1.2. Se tiver de o deixar na rua, o que não é o mais aconselhado, poderá optar por “escondê-lo” sobre uma capa própria.
2. Antes de arrumar tem de preparar o seu clássico
2.1. Lavar e Polir
um carro é importante por dois motivos: limpa o seu carro e dá uma camada protetora à pintura.
(Nota: primeiro lavar e depois passar o polish)
2.2. Alumínio e cromado
– para evitar a oxidação devemos tratar o cromado com vaselina sem ácido ou com um spray de silicone resistente à água para lhe dar uma camada protetora. Faça também isto nas rodas de alumínio, se o seu clássico as tiver.
2.3. Arcos das rodas e partes baixas da carroçaria
– manter limpo e seco. Dê uma volta com o carro antes de o arrumar, de modo que o motor atinja uma boa temperatura e se estiver sol deixe algum tempo para secar bem.
2.4. Portas e borrachas
- Lubrifique as borrachas das portas com vaselina ou graxa de silicone para que fiquem flexíveis durante o Inverno. Não feche as portas completamente nem a bagageira para não colar as borrachas e haver circulação de ar no interior do veículo.
2.5. Sistema de arrefecimento
- O fluido de arrefecimento do seu carro tem de ser de boa qualidade. Use uma solução à base de glicol, sem água na composição, devendo antes lavar bem o circuito para que não tenha ferrugem. A capacidade de limpeza e preservação do fluido irão diminuir ao longo do tempo, por isso, é recomendável mudar o fluido de arrefecimento a cada três anos. Mude-o antes de guardar o seu carro durante o Inverno, para se certificar de que a proteção a baixas temperaturas fica garantida.
2.6. Tanque de combustível
– mantenha o depósito cheio, porque o metal exposto ao ar enferruja e se estiver cheio isso não acontece.
2.7. Motor
– é aconselhável mudar uma vez por ano o óleo do motor numa viatura clássica para evitar o aparecimento de ferrugem que se desenvolve mais rapidamente em carros que não circulam durante grande parte do ano.
2.8.
Pneus – encher os pneus até 3 bar (ligeiramente superior ao normal) durante o período que vai guardar o carro. Quando voltar à estrada verifique a pressão e coloque a adequada.
3. Planeie visitas ao seu automóvel
- O Inverno é comprido e o seu clássico acaba por ficar arrumado mais tempo do que gostaríamos. No entanto, isso não é um problema desde que, durante a permanência em retiro, não se esqueça da sua existência e planeie visitas regulares ao mesmo.
Há alguns aspetos que precisam de atenção quase semanal:
3.1. Bateria
– é essencial manter a bateria carregada mesmo quando o seu carro está guardado. Se tiver um carregador “inteligente” que evite sobrecargas e que mantém o funcionamento normal é perfeito, mas se não tiver é preferível remover a bateria do carro e ir carregando de vez em quando, ou deixar no carro e desligar.
3.2. Sistema de travagem e embraiagem
– durante as visitas ao seu carro no período em que estiver arrumado pressione os pedais dos travões e da embraiagem de vez em quando para que fiquem flexíveis e para evitar que prendam.
3.3. Não use o travão de mão
– nunca deixe o travão de mão puxado para evita o bloqueio das rodas.
4. Capa
– mediante as condições da sua garagem coloque uma capa a cobrir evitado que o pó entranhe, de preferência que permita arejamento do veículo, evitando um ressoamento que provoca humidade e ferrugem.
4.1. Vigilância
– verifique com regularidade as condições da capa, retire e volte a colocar.
Por último, assim que possível, volte à estrada, porque nada é mais essencial para a saúde de um veículo antigo do que ser utilizado.
Não se esqueça ainda de manter sempre o seguro e inspeção em dia, bem como um kit de emergência e uma pequena mala de ferramentas na mala do seu clássico.
Bons passeios!
Bibliografia:
https://www.cpaa.pt/2020/12/06/hibernar/
https://www.catawiki.pt/stories/4551-10-dicas-para-poupar-o-seu-carro-classico-durante-o-inverno
https://amolgadelas.com/artigos/35-dicas-para-manter-seu-carro-sempre-novo
https://comprasegura.standvirtual.com/guardar-carro-classico-durante-inverno/
https://motorguia.net/2020/04/26/10-dicas-para-cuidar-do-seu-classico/
https://www.acp.pt/ser-socio/classicos/o-que-e-um-classico
https://www.museudocaramulo.pt/o-meu-classico/dicas-de-manutencao/
https://www.classicandsportscar.com/features/winter-coming-how-keep-your-classic-safe-cold-weather
https://www.driving.co.uk/news/classic-cars/store-classic-car-winter/
https://www.innovativeresto.com/can-you-enjoy-your-classic-car-during-winter/
https://www.goldeagle.com/tips-tools/5-tips-before-driving-a-classic-car-in-the-winter/